Presidente do IBCJ e vice-presidente do CEDES, Thomas Law, aponta as 11 áreas do direito que estão em alta, com grande demanda e oportunidades de crescimento profissional
Na busca por uma carreira promissora no campo do Direito, é essencial entender as áreas em ascensão e suas demandas, inclusive para uma escolha consciente. O cenário no Brasil é de uma advocacia jovem, com 52% dos 1,37 milhão de inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) com menos de dez anos de carreira, de acordo com o Estudo Demográfico da Advocacia Brasileira (PerfilAdv), feito para a entidade
Segundo o levantamento, do final de 2023, entre os ramos do direito, o civil é o que atrai mais profissionais (25,93%), seguido pelo de Família e Sucessão (11,7%); Trabalhista (11,51%) e o Previdenciário (10,96%). Esse retrato mostra uma opção por áreas ainda tradicionais. No entanto, com o avanço da tecnologia e das discussões sobre sustentabilidade, novas áreas do Direito têm ganhado força – e devem ser observadas com atenção.
“O mercado jurídico está em constante evolução e novos setores podem se tornar proeminentes à medida que surgem novas questões e conflitos a serem intermediados. É fundamental acompanhar as tendências do país e do mundo, para estar sempre em atualização e oferecer o melhor serviço aos clientes”, indica Thomas Law, presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Jurídicas (IBCJ) e vice-presidente do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico e Social (CEDES).
Confira as as 11 áreas do direito que estão em alta no momento, segundo o especialista:
1 – Direito Ambiental:
O aumento da demanda sobre questões ambientais, há uma necessidade crescente por advogados especializados em direito ambiental, que lidam com atividades como licenciamento ambiental, responsabilidade civil por danos ambientais e disputas relacionadas à conservação da natureza. O direito marítimo, por exemplo, garante a segurança das operações nos mares, a resolução de conflitos entre navios e empresas, e protege os direitos dos trabalhadores do setor e a preservação dos ecossistemas marinhos. Com o aumento do comércio global e a expansão das atividades marítimas, esse segmento tem ganhado cada vez mais relevância e demanda no cenário internacional.
2 – Direito Digital:
Os profissionais nesse setor lidam com questões legais relacionadas à internet, comércio eletrônico, proteção de dados pessoais, segurança cibernética, entre outros. Trabalha para garantir conformidade com as leis de privacidade de dados e para resolver disputas legais decorrentes de violações de segurança cibernética ou uso indevido de informações pessoais.
3 – Direito Internacional:
Para que uma empresa possa investir em negócios com companhias de outros países, é preciso ter cuidado com as leis internacionais que recaem sobre essa relação. Nesse cenário, o crescimento do comércio internacional, os conflitos regionais e as preocupações globais, como as mudanças climáticas, exigem profissionais especializados em Direito Internacional, o que faz o segmento ser cada vez mais promissor.
4 – Direito Tributário:
Define e regula os tributos que serão cobrados dos cidadãos para que o Estado se fortaleça financeiramente e tenha condições de se equipar e se manter. Além disso, pessoas e empresas podem procurar um advogado para entender melhor como pagar os impostos e evitar irregularidades. Ainda é um dos mais procurados pelos advogados, pelo amplo campo de trabalho e perspectivas.
5 – Direito da Infraestrutura:
Regulariza o aparato físico, tecnológico e humano que sustenta as atividades econômicas e as ações do Estado. Na prática orienta concessões, licitações e modelos regulatórios, assim como a qualidade de seu funcionamento.
6 – Direito Trabalhista:
Área sempre em alta, e que promete crescer ainda mais por conta das recentes transformações pelas quais o Brasil vem passando, com mudanças nas leis trabalhistas, equidade salarial e as ações entre empregadores e funcionários. Advogados especializados nessa área lidam com questões como demissões, discriminação no local de trabalho, negociação coletiva e litígios trabalhistas, entre outras.
7 – Direito de Compliance:
A crescente regulamentação e a necessidade de as empresas agirem de acordo com padrões éticos e legais têm impulsionado a demanda por advogados de compliance. Então, garantem que as organizações estejam em conformidade com as leis e regulamentos, reduzindo o risco de sanções e promovendo uma cultura de integridade.
8 – Direito Imobiliário:
Setor com demanda crescente, em razão do crescimento do mercado imobiliário no pós-pandemia. Envolve questões legais relacionadas à propriedade de bens imóveis, negociações e aspectos das relações jurídicas nesse contexto. Além disso, há a possibilidade de integrar o Direito Imobiliário com outros setores, como o Direito Tributário, ampliando as oportunidades de atuação.
9 – Direito Tributário:
Há uma demanda crescente por profissionais especializados nesse ramo, pautada inclusive pelas discussões sobre a Reforma Tributária, que têm colocado holofote nesse tema. Além disso, a busca por consultoria tributária, planejamento fiscal e resolução de litígios relacionados a impostos é constante.
10 – Direito Eleitoral:
Setor voltado para a regulamentação dos direitos políticos dos cidadãos em cada etapa do processo eleitoral, visando garantir a organização e realização dos direitos de voto. Além de atuar em instituições públicas, é possível direcionar essa carreira para assessorar candidatos e estabelecer consultorias que garantam o pleno exercício desses direitos antes, durante e após as eleições.
11 – Direito Extrajudicial:
Muitas ações que antes deveriam ser resolvidas junto ao Poder Judiciário, agora graças ao direito extrajudicial podem ser realizadas em cartórios sem sua intervenção, como contratos, divórcio, união estável, inventário, testamento, entre outros. Essa área da advocacia é essencial para ajudar as pessoas e as empresas a resolverem problemas legais de maneira eficiente e econômica junto aos cartórios. Assim, muitas vezes evitando o desgaste emocional e financeiro associado aos processos judiciais.
Sobre Thomas Law
Thomas Law é doutor em Direito Comercial pela PUC/SP, sócio-proprietário do escritório de advocacia que leva seu nome, presidente da Coordenação Nacional das Relações Brasil-China da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), do Instituto Sociocultural Brasil-China (Ibrachina) e fundador do hub de inovação Ibrawork, além de diretor do Centro de Estudos de Desenvolvimento Econômico e Social da Universidade de São Paulo (USP).
O Ibrachina tem como finalidade promover a integração entre as culturas e os povos do Brasil, China e de países que falam a língua portuguesa. O Instituto atua em parceria com universidades, entidades e associações, além de fazer parte das Frentes Parlamentares Brasil/China, BRICS, criadas pela Câmara dos Deputados, e de Cooperação Política Cultural entre Brasil, China, Coreia e Japão, da Câmara Municipal de São Paulo. Já o Ibrawork é um centro de inovação com foco em smarts cities e oferece suporte para criação de incubadoras e programas de aceleração. Assim como a promoção de hackathons, pesquisa e desenvolvimento, além da criação de startups.
Gostou de “11 áreas do direito que estão em alta”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.
Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!