Anywhere Office, “escritório em qualquer lugar”, virou tendência no mundo corporativo e permite experiências que passam longe dos escritórios
A pandemia estabeleceu novas formas de trabalho à distância devido às medidas sanitárias para conter o vírus da Covid-19. Então, mais de dois anos depois, o que era apenas uma das formas de impedir a proliferação do vírus se tornou realidade para muitos trabalhadores: o trabalho remoto.
Após o home office, outros formatos de trabalho foram criados. Aliás, é o caso do Anywhere Office, expressão que pode ser traduzida para o português como “escritório em qualquer lugar”. Assim, essa modalidade proporciona a possibilidade de trabalhar longe de um escritório comum. Segundo dados do Relatório Global de Tendências Migratórias 2022, existem cerca de 35 milhões de nômades digitais espalhados pelo mundo, e a projeção é que até 2035 esse número só aumente, alcançando a marca de 1 bilhão de pessoas.
O que é esta modalidade?
A gerente do portal Empregos.com.br, Tábata Silva, fala sobre a nova modalidade de trabalho e como tem sido a aceitação no mundo corporativo: “A ideia de trabalhar em uma praia, na mesa de um café ou em um parque tem atraído adeptos no meio empresarial. A modalidade é ideal para empresas que não necessitam de presença física no escritório, para os gestores há uma liberdade maior para escalar os colaboradores em turnos diferentes, já que não há necessidade de um deslocamento até a empresa”.
Assim, a possibilidade de trabalhar em lugares variados não isenta colaboradores e empregadores de apresentarem resultados, independente de onde ou quando o profissional executa as tarefas. Portanto, em casos de trabalho remoto, o RH deve assumir algumas responsabilidades como:
Onboarding digital
O processo é usado para receber novos colaboradores. Por exemplo, apresentação da equipe, para ensinar os processos necessários para desempenhar atividades e mostrar a cultura da empresa. Esse processo inicial é de extrema importância para que o profissional, mesmo que de longe, esteja engajado com a empresa. Por isso, necessário construir um onboarding – uma espécie de introdução do novo colaborador à empresa – adaptado para estimular a integração e a motivação dos colaboradores remotos.
“Para os profissionais que fazem Anywhere Office, avaliar o processo de onboarding é essencial, ele deve ser acessível para todos e em qualquer lugar”, completa Tábata Silva.
Recrutamento e seleção
O processo de contratação exige modificações para a modalidade de trabalho remoto. Assim, a equipe de Recursos Humanos precisa estar adaptada a algumas novas práticas, como a atualização das descrições de cargos, garantindo atrair os candidatos certos para um trabalho em Anywhere Office.
Visão e Missão da empresa
Dessa forma, com o modelo de trabalho remoto, os profissionais podem perder a visão e missão da empresa por estarem longe fisicamente. Aliás, promover integração entre os colegas e engajamento dos profissionais remotos é tarefa primordial do RH.
Então, para Alex Araujo, gestor e CEO da 4Life Prime Saúde Ocupacional – empresa líder na saúde e segurança do trabalho, o home office possibilitou o equilíbrio entre jornada profissional e vida pessoal: “Quando o colaborador trabalha de casa ou até mesmo de outros locais, ele deixa de gastar com o deslocamento, o que já diminui a incidência de estresse. Esse tempo, antes usado no trânsito, agora se utiliza para atividade física, leitura e outras ações que colaborem com a qualidade de vida. A tendência ‘Anywhere Office’ veio para ficar. É uma forma de remanejar o tempo e possibilitar que o trabalhador viva além dos espaços corporativos”, finaliza.
Gostou de “Anywhere Office, a nova tendência no mundo corporativo”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalhe, acompanhe no LinkedIn.