Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível no Brasil, explica como ascender sem gerar desconforto entre colegas de trabalho
Pesquisas revelam que bons profissionais estão em escassez no mercado. Quanto mais soft skills forem requeridas, mais difícil para líderes conseguirem fechar a contratação, por suas complexidades e especificações. Neste contexto, empresas estão priorizando a criação de planos de carreira, a fim de reter e desenvolver talentos.
O treinamento e lapidação de profissionais é positivo para a reputação de uma empresa e para as finanças. No entanto, essa iniciativa pode gerar insegurança e conflitos internos. Afinal, é preciso prever o momento certo de promover um profissional sênior, sem comprometer o relacionamento com seus superiores e o clima organizacional.
Segundo a metodologia da Receita Previsível, método que se transformou em livro best-seller traduzido em mais de 20 idiomas e que ajuda empresas no Brasil e no mundo a construírem sua máquina de vendas, é possível construir equipes equilibradas sem ameaçar líderes com a promoção de profissionais com menos experiência.
Como Conseguir o Crescimento profissional?
Então, a fórmula da Receita separa a equipe por habilidades e qualificações. Os Qualificadores assumem a responsabilidade pela fase inicial, estabelecendo os primeiros contatos com os leads, tanto na prospecção ativa quanto provenientes das ações de marketing. Uma vez que o lead é qualificado, entram em cena os Closers, encarregados de conduzir as negociações e fechar acordos. Por fim, os Farmers desempenham um papel essencial no gerenciamento cotidiano, focando na retenção e expansão de contas. Essa abordagem estratégica permite uma distribuição eficaz de tarefas, visando a maximização do desempenho da equipe de vendas como um todo.
“Nossa abordagem na Receita Previsível consiste em fornecer suporte personalizado para profissionais sênior, permitindo que desenvolvam suas habilidades sem criar atritos com colegas ou superiores”, afirma Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível no Brasil, que complementa dizendo ”O equilíbrio entre o crescimento individual e a harmonia no ambiente de trabalho é fundamental”
Desafios enfrentados na harmonização do ambiente de trabalho
De acordo com a pesquisa latinoamericana BetterWork, elaborada pela plataforma de impacto social Betterfly em parceria com a consultoria Criteria, o desenvolvimento de carreira e reconhecimento de desempenho são os indicadores mais mal avaliados entre colaboradores. Nesse sentido, adotar uma abordagem baseada no plano de carreira é um diferencial para uma empresa.
“A transparência é chave para a manutenção do bem-estar corporativo, assim como as capacitações de liderança e gestão de pessoas. Percebemos, nos cursos e consultorias que aplicamos, que ao treinar corretamente profissionais, além da melhora dos resultados financeiros da empresa, é possível ajudar o colaborador a encontrar propósito no trabalho”, afirma Muniz.
Um de cases que comprova a eficácia da metodologia é o da, Nimbus, afirma Thiago. Uma empresa de tecnologia que identificou uma necessidade no setor de vendas, veio até nós e por meio da nossa consultoria, ao identificar dificuldades em fazer boas prospecções e captar clientes.
Através da Receita Previsível, o script de vendas foi reajustado e implementação de metodologias. Assim, resultando na construção de uma equipe de 4 consultores comerciais que, atualmente, lida com cerca de 2800 contatos por mês, alcançando uma taxa de conversão de aproximadamente 10%.
“O uso estratégico de ferramentas, como o CRM próprio e campanhas de e-mail, contribuiu para o aumento do ticket médio em quase 50%. O desafio futuro da empresa é escalonar e estruturar ainda mais a equipe comercial, evidenciando a importância contínua do planejamento, adaptação e testes na busca por resultados sólidos”, finaliza Thiago.
O crescimento profissional não precisa ser um processo tenso e desconfortável, mas sim uma jornada colaborativa em direção ao sucesso mútuo.
Sobre a Receita Previsível
Receita previsível é o nome da metodologia que se transformou em livro e que ajuda empresas de consultoria no Brasil a construírem sua máquina de vendas. O método surgiu da experiência prática de Aaron Ross trabalhando na Salesforce fazendo com que a empresa de software saísse de US$ 5 milhões para US$ 100 milhões de dólares em vendas em curto tempo.
A metodologia ajuda principalmente empresas B2B a prospectar, fechar e reter clientes mais lucrativos que estejam dispostos a comprar mais e ficar mais tempo na sua operação. Isso acontece através de um processo escalável que envolve a especialização do time de vendas, investimento em tecnologia para vendas e marketing e construção de processos que garantem que a área comercial cresça de forma previsível.
Site: https://receitaprevisivel.com/
Linkedin: https://www.linkedin.com/school/receitaprevisivel/
Então, gostou de “Crescimento profissional sem estresse com esta metodologia”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalhe, acompanhe no LinkedIn.