Fabiano E.

Desemprego entre 14 e 24 anos é mais frequente

Desemprego entre 14 e 24 anos é mais frequente. Foto: Hay Ramos

Segundo uma pesquisa recente, o número de jovens desempregados chega a mais de 5 milhões e a principal causa é a falta de capacitação

Para um bom emprego é preciso ter uma boa educação. Não há como contestar a frase anterior, no entanto, na prática, para ter acesso à educação de qualidade, via de regra, o dinheiro é o fator mais importante, mas como ter dinheiro para investir em educação sem um bom emprego? Portanto, a conta não fecha.

Uma pesquisa realizada pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho, trouxe um recorte estarrecedor da realidade do jovem no país. Dos 207 milhões de habitantes no Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos e, desses, 5,2 milhões estão desempregados. Aliás, a maioria não conseguiu, sequer, completar o Ensino Médio.

Olhando de uma forma mais aprofundada, dos jovens que estão sofrendo com o desemprego e falta de boa educação, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos.

Anúncios

Como reduzir o desemprego entre 14 e 24 anos?

Para diminuir essa lacuna e virar o jogo contra o desemprego, o Instituto PROA, desde 2007, capacita jovens de baixa renda. Portanto, por meio das empresas parceiras do projeto, os integra no mercado de trabalho. Ademais, atuando em 11 estados brasileiros, desde a sua fundação o PROA já impactou mais de 36 mil jovens.

O Instituto PROA está com inscrições abertas para preencher 15 mil vagas do curso de capacitação profissional em São Paulo. As vagas são destinadas a jovens entre 17 e 22 anos, que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio em escolas públicas.

O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 14 de abril de 2024 e as aulas começam dia 27 de maio. Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. O link para inscrição é o proa.org.br

O curso do PROA tem carga horária de 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais. Dessa forma, se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Assim, semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores. 

Related Post
Anúncios

Escolha de Carreiras

Então, os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. Portanto, são 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg). 

Assim, ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego. 

“Temos o objetivo de criar oportunidades de emprego para os jovens. Sabemos o quanto os jovens precisam de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. O PROA tem justamente essa missão, que é capacitar e oferecer profissionais capacitados e prontos para o mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.

Cerca de 85% dos alunos conseguem emprego após o curso, como é o caso da ex- aluna do PROA, Isabella Oliveira Moura, que está traçando uma trajetória profissional de sucesso. Em 2023 Isabella iniciou a Plataforma PROA por conta da indicação de uma amiga que também participou no mesmo período. A jovem que atualmente trabalha em um dos maiores bancos do mundo afirma que o PROA foi a porta de entrada para o mercado de trabalho: “É o melhor curso que já conheci para quem quer conquistar o primeiro emprego. Indico pra todo mundo essa oportunidade única! Hoje trabalho numa multinacional e estou muito feliz”, finaliza. 

Anúncios

Sobre o Instituto PROA

O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. Aliás, a Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.

Então, gostou de “Desemprego atinge com mais força jovens entre 14 e 24 anos”? Compartilhe!

Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalhe, acompanhe no LinkedIn.

Ademais, acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Leia Mais