Segundo uma pesquisa recente, o número de jovens desempregados chega a mais de 5 milhões e a principal causa é a falta de capacitação
Para um bom emprego é preciso ter uma boa educação. Não há como contestar a frase anterior, no entanto, na prática, para ter acesso à educação de qualidade, via de regra, o dinheiro é o fator mais importante, mas como ter dinheiro para investir em educação sem um bom emprego? Portanto, a conta não fecha.
Uma pesquisa realizada pela Subsecretaria de Estatísticas e Estudos do Trabalho, do Ministério do Trabalho, trouxe um recorte estarrecedor da realidade do jovem no país. Dos 207 milhões de habitantes no Brasil, 17% são jovens de 14 a 24 anos e, desses, 5,2 milhões estão desempregados. Aliás, a maioria não conseguiu, sequer, completar o Ensino Médio.
Olhando de uma forma mais aprofundada, dos jovens que estão sofrendo com o desemprego e falta de boa educação, 52% são mulheres e 66% são pretos e pardos.
Como reduzir o desemprego entre 14 e 24 anos?
Para diminuir essa lacuna e virar o jogo contra o desemprego, o Instituto PROA, desde 2007, capacita jovens de baixa renda. Portanto, por meio das empresas parceiras do projeto, os integra no mercado de trabalho. Ademais, atuando em 11 estados brasileiros, desde a sua fundação o PROA já impactou mais de 36 mil jovens.
O Instituto PROA está com inscrições abertas para preencher 15 mil vagas do curso de capacitação profissional em São Paulo. As vagas são destinadas a jovens entre 17 e 22 anos, que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio em escolas públicas.
O processo seletivo para o curso da Plataforma PROA está aberto até o dia 14 de abril de 2024 e as aulas começam dia 27 de maio. Para participar, os interessados precisam fazer a inscrição no site do PROA, depois responder a um teste básico de língua portuguesa, matemática e análise de perfil, e, se for aprovado, seguir para a etapa de preenchimento dos dados pessoais para realizar a matrícula no curso. O link para inscrição é o proa.org.br
O curso do PROA tem carga horária de 100 horas e é dividido em 4 módulos que preparam os alunos para definirem metas profissionais. Dessa forma, se saírem bem nas entrevistas de emprego: Autoconhecimento, Projeto Profissional, Raciocínio Lógico e Comunicação. Assim, semanalmente há também encontros ao vivo mediados por tutores.
Escolha de Carreiras
Então, os jovens podem optar por cursar um 5º módulo com uma trilha técnica específica. Portanto, são 8 carreiras à escolha, patrocinadas por grandes empresas, com 50 horas de preparação para cada: Administração (P&G), Logística (P&G), Excel e Power BI (Microsoft), Varejo (Fundação Casas Bahia), UX Design (Accenture), Promoção de Marcas (BRF), Educação Financeira (Bloomberg + Dahlia Capital) e Atendimento a Clientes (IMFG + Grupo Bmg).
Assim, ao final do curso, os participantes recebem certificado de conclusão e acesso a uma plataforma exclusiva de vagas de emprego.
“Temos o objetivo de criar oportunidades de emprego para os jovens. Sabemos o quanto os jovens precisam de qualificação profissional e o quanto isso reflete no primeiro emprego. O PROA tem justamente essa missão, que é capacitar e oferecer profissionais capacitados e prontos para o mercado de trabalho”, afirma Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA.
Cerca de 85% dos alunos conseguem emprego após o curso, como é o caso da ex- aluna do PROA, Isabella Oliveira Moura, que está traçando uma trajetória profissional de sucesso. Em 2023 Isabella iniciou a Plataforma PROA por conta da indicação de uma amiga que também participou no mesmo período. A jovem que atualmente trabalha em um dos maiores bancos do mundo afirma que o PROA foi a porta de entrada para o mercado de trabalho: “É o melhor curso que já conheci para quem quer conquistar o primeiro emprego. Indico pra todo mundo essa oportunidade única! Hoje trabalho numa multinacional e estou muito feliz”, finaliza.
Sobre o Instituto PROA
O Instituto PROA foi fundado em 2007 com o objetivo de auxiliar jovens de baixa renda a ingressarem no mercado de trabalho, dividindo conhecimentos sobre carreiras, planejamento, autoconhecimento para vocações e comunicação. Desde então, já impactou mais de 36 mil alunos com seus dois principais projetos, Plataforma PROA – preparação para o primeiro emprego – e PROPROFISSÃO – curso de programação para quem deseja ser um(a) desenvolvedor(a) Java Junior. Aliás, a Plataforma PROA está presente nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, e em 2024, chega em Goiás, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Bahia e Pernambuco.
Então, gostou de “Desemprego atinge com mais força jovens entre 14 e 24 anos”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalhe, acompanhe no LinkedIn.