O Dia Internacional da Igualdade Salarial, celebrado em 18 de setembro, destaca a importância de iniciativas que promovam a transparência salarial como um passo essencial para alcançar a equidade de remuneração. De acordo com o Indeed, site de empregos número 1 do mundo, as vagas com essas informações vêm aumentando de forma gradual, passando de 79,6% em 2022 para 86% em 2024, demonstrando uma tendência clara em direção a uma maior transparência no mercado de trabalho.
Dia Internacional da Igualdade Salarial
A transparência salarial vem se tornando cada vez mais comum, já que é uma estratégia de sucesso. Ao estabelecer expectativas de remuneração mais claras entre o candidato e o empregador desde o início, as contratações acontecem de maneira mais rápida e eficiente. As diferenças salariais devem refletir apenas fatores legítimos relacionados ao trabalho, como nível de escolaridade, experiência, habilidades e desempenho, por exemplo.
Para o Diretor de Vendas do Indeed no Brasil, Lucas Rizzardo, compartilhar faixas salariais nas ofertas de emprego é uma ferramenta poderosa. “Para os candidatos, essa informação é essencial, já que o salário é uma das principais considerações ao escolher um emprego. Ter acesso a uma estimativa clara de remuneração permite que tomem decisões mais informadas e alinhadas às expectativas financeiras.”
Dados divulgados em 2024 pelo Cadastro Central de Empresas (CEMPRE) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que as mulheres ganham 17% menos que os homens. Já o relatório global Futuro das Mulheres no Local de Trabalho, do Indeed, revelou que mais da metade (56%) das mulheres entrevistadas acreditam que não são pagas adequadamente pelo cargo atual, e metade sente que é mais fácil para os homens do que para as mulheres progredirem em suas carreiras.
Cenário nacional
Práticas como anunciar vagas com “salário a combinar” são muito comuns no Brasil e podem gerar desigualdades, já que promovem negociações salariais individuais e, muitas vezes, resultam em diferenças entre os funcionários.
Para acabar com esse tipo de desigualdade e promover um ambiente mais justo, a Lei da Igualdade Salarial (Lei 14.611/2023) determina parâmetros iguais de remuneração entre homens e mulheres, introduz mais rigor para empregadores que não cumprirem as regras e implementa mecanismos para combater a desigualdade de gênero, estabelecendo que os critérios de remuneração para trabalhos de igual valor ou na mesma função sejam obrigatórios e garantidos para as mulheres.
Um desses mecanismos é o Relatório de Transparência e Critérios de Remuneração, que será divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego em setembro e serve como uma ferramenta para que o Governo investigue casos de disparidades salariais de gênero nas organizações.
Vantagens para as empresas
A equidade salarial é um aspecto importante ao definir os salários. Ao criar um ambiente de trabalho que promova remunerações iguais para as mesmas posições, as organizações podem atrair um quadro de funcionários mais diversificado. Ademais, além de reduzir a rotatividade. “Os empregadores estão começando a ver a transparência salarial como uma vantagem competitiva para atrair talentos em um mercado de trabalho acirrado, e notamos mais empresas divulgando essas informações nas vagas”, diz Rizzardo.
Além disso, divulgar uma faixa salarial para cada cargo ajuda os candidatos a economizar tempo e energia. Afinal, desta forma não precisam passar por um longo processo de entrevista apenas para descobrir que suas expectativas estão além do orçamento da empresa. Isso torna a contratação mais rápida e assertiva.
Assim, além da transparência, outros exemplos de práticas que podem ser implementadas para reduzir problemas salariais em uma empresa incluem a realização de análises de equidade salarial, criação de um sistema e uma política salarial, além de iniciativas gerais de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI).
O Diretor de Vendas do Indeed no Brasil enfatiza a importância de remover barreiras. “Um ambiente onde todos têm as mesmas oportunidades e são recompensados igualmente pelo mesmo tipo de trabalho é muito mais resiliente, feliz e produtivo. Funcionários que se sentem valorizados e têm oportunidades sólidas são mais propensos a se engajar na empresa”, conclui Rizzardo.
Sobre o Indeed
Mais pessoas encontram empregos no Indeed do que em qualquer outro lugar. O Indeed é o site de empregos nº 1 do mundo (Comscore, Total Visits, junho de 2023) e permite que os candidatos pesquisem milhões de empregos em mais de 60 países e 28 idiomas. Quase 3,5 milhões de empregadores usam o Indeed para encontrar e contratar novos funcionários. Mais de 350 milhões de visitantes únicos usam o Indeed todos os meses para procurar empregos, publicar currículos, pesquisar empresas e muito mais.
Sobre o Indeed Brasil
Por quase 15 anos, o Indeed tem ajudado candidatos no Brasil em todas as etapas da sua jornada de busca por emprego. Aliás, sem nenhum custo para eles. Mais de 740 mil novas vagas são adicionadas ao Indeed no Brasil todos os meses e, por meio de páginas como ‘Avaliação de Empresas’, o Indeed dá aos brasileiros acesso a mais de 18,4 milhões de avaliações e comentários sobre empresas, ajudando os candidatos a encontrarem lugares incríveis para trabalhar.
Gostou de “Dia Internacional da Igualdade Salarial”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.
Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!