Futuro da indústria de inovação brasileira

Futuro da indústria de inovação brasileira. Créditos: Divulgação

Futuro da indústria de inovação brasileira: Livro destaca áreas envolvidas pela tecnologia: social, ambiental, econômica, corporativa e científica

O publicitário Douglas Miquelof, fundador da TechMedia, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab e especialista em inovação, marketing e vendas e administrador  de empresas, lança seu primeiro livro, intitulado “Inovação: Uma visão sobre o uso das tecnologias emergentes e os impactos na transformação da sociedade”. O livro já está disponível para compra no aplicativo Amazon Shopping: https://amzn.to/3KCzTf6

A obra traz conceitos de outros pesquisadores, como Joseph Alois Schumpeter, Amy Webb e Clayton Christensen, e temas que explicam a revolução e a transformação da tecnologia ao longo dos anos e como ela afeta diretamente a expectativa de vida, a economia, a política, o trabalho e particularidades do cotidiano da população, como saúde, educação, mobilidade urbana, segurança, comunicação e entre outros. Além disso, o autor conta com a colaboração de Luiz Serafim, empreendedor, palestrante de criatividade, inovação e liderança, consultor e conselheiro de inovação e diretor de marca e comunicação, que escreveu o prefácio do livro. Nele, Luiz comenta sobre suas perspectivas diante da leitura do livro em primeira mão e convida o leitor a mergulhar no universo da inovação. 

Anúncios

Tendências globais

O Índice Global de Inovação (IGI), divulgado pela Organização Mundial da Propriedade Intelectual, mede a potência dos ecossistemas de inovação de 132 economias e identifica as tendências globais mais recentes. A pesquisa indica que o Brasil alcançou o 49º lugar no ranking, tornando-se o país mais inovador da América Latina. Em 2023, a Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), principal representante da indústria brasileira na defesa e na promoção de políticas públicas que favoreçam o empreendedorismo e a produção industrial, reuniu mais de 500 lideranças empresariais do Brasil para debater insights do setor e estimular a criação de ações voltadas à inovação. 

Além da MEI, também existe a Embrapii (Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), uma organização social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica, fomentando a inovação na indústria brasileira e incentivando a sofisticação da pesquisa aplicada. Ela já destinou R$3 bilhões para projetos de inovação e, desde 2014, já apoiou 1.459 empresas, de acordo com a CNI.

Nessa mesma linha, temas como o futuro da ciência e do mercado também são abordados pelo autor, além de uma análise crítica sobre a questão da ética no mundo corporativo. O objetivo da obra é compartilhar conhecimento e incentivar as pessoas a buscarem informações sobre esses conceitos tão presentes na sociedade. Ele ressalta que “a inovação vai muito além de avanços tecnológicos e inteligência artificial, ela serve como instrumento para criação de soluções para desafios globais. Além disso, ela promove uma mentalidade empreendedora e uma abordagem de solução de problemas”.

Related Post
Anúncios

Mercado mais Eficiente

Douglas também destaca que a inovação é a chave para o desenvolvimento de um mercado mais eficiente. Então, deve auxiliar na abertura de novos negócios que praticam a responsabilidade corporativa e sustentável. “A inovação estimula a economia e a criação de novos negócios, para atender às necessidades da população. Isso significa que ideias, produtos e serviços que trazem experiências e sentimentos ao consumidor gera, também, oportunidades de negócios, fortalece a indústria, moderniza a forma de se trabalhar e alcança níveis de empregabilidade que ajudam a incorporar a sociedade”, diz. 

Douglas Miquelof é formado como técnico em Administração de Empresas, Graduado em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, Pós-graduado em Marketing, Pós-graduado em Logística e tem MBA em Negócios, Inovação e Empreendedorismo, com extensão em módulo internacional pela Bentley University de Massachussets, nos Estados Unidos. Ele também participou de alguns dos principais eventos de inovação, tecnologia e transformação do Brasil e do mundo, entre eles: SXSW, Web Summit, Hacktown, Digitalks e Rio Innovation Week. Já atuou como professor universitário e atualmente ministra aulas e palestras em cursos livres, treinamentos corporativos e eventos. Além disso, é fundador e CEO da TechMedia e diretor executivo da Associação dos Profissionais de Propaganda Brasil (APP Brasil). Ademais, confira já o livro em https://amzn.to/3KCzTf6.

Douglas Miquelof, fundador da TechMedia, diretor de Negócios e Inovação da Compasso Coolab e especialista em inovação, marketing e vendas e administrador de empresas. Créditos: Divulgação
Anúncios

Gostou de “Futuro da indústria de inovação brasileira”? Compartilhe!

Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.

Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Leia Mais