IA impulsionará RH, mas … Apenas 38% dos líderes estão treinando suas equipes em inteligência artificial, segundo relatório do LinkedIn
O Relatório de Aprendizagem no Local de Trabalho de 2024 do LinkedIn revela que quatro em cada cinco trabalhadores desejam aprender mais sobre inteligência artificial (IA) e como ela pode ser aplicada em suas funções. No entanto, apenas 38% dos líderes afirmam que estão ajudando sua equipe a desenvolver habilidades com a ferramenta. O dado expõe um desafio crítico para o futuro do trabalho: os impasses da integração de tecnologias à gestão de pessoas.
Para os profissionais de Recursos Humanos (RH), a revolução tecnológica em curso traz à tona a urgência de se tornarem menos operacionais dentro das organizações. “Muitos departamentos de RH continuam em uma corrida para se consolidarem como parceiros estratégicos, e a integração da IA é um novo desafio somado a tal cenário. Afinal, a automação tem o potencial de alterar significativamente a natureza do trabalho e as exigências de habilidades, impactando cargos e a estrutura organizacional”, explica Roberta Gatte, CEO da PHR Consultoria em Gestão de Pessoas.
Gestão de Pessoas
É essencial que os profissionais de gestão de pessoas compreendam seu papel na formação de novas competências e na adaptação às mudanças trazidas pela IA. Isso envolve não apenas o desenvolvimento da jornada de capacitação das pessoas, mas sobretudo a autorreflexão dos profissionais de Recursos Humanos sobre como podem demonstrar o valor gerado às empresas.
“Antes de preparar a organização para as mudanças impulsionadas pela IA, é fundamental que o RH amplie sua própria visão sobre o tema e desenvolva uma compreensão profunda das implicações e oportunidades da tecnologia.”, avalia Roberta.
Neste contexto, a PHR Consultoria em Gestão de Pessoas se destaca como agente de transformação dedicada a identificar as necessidades específicas de cada organização. Com base em diagnósticos gerais, a PHR colabora estreitamente com as empresas para desenvolver experiências personalizadas de conscientização. Assim, destacando o papel estratégico do RH e o potencial da inteligência artificial para impulsioná-lo.
Por meio de uma abordagem de escuta ativa e processos centrados nas pessoas, as competências de líderes e colaboradores são aprimoradas. Então, preparando-os para gerir mudanças impulsionadas pelas inovações tecnológicas.
“Acreditamos que o papel dos Recursos Humanos seja fundamental na preparação das organizações para o futuro do trabalho. Por meio de nossos programas de desenvolvimento, estamos capacitando profissionais de RH e gestores a liderarem essa transformação, fortalecendo suas habilidades e ampliando sua influência nas áreas de negócios,” afirma Roberta Gatte, CEO da PHR Consultoria em Gestão de Pessoas.
Sobre a PHR Consultoria em Gestão de Pessoas
A PHR Consultoria é especializada em construir experiências e práticas humanizadas e personalizadas em Gestão de Pessoas, gerando resultados para as organizações. Portanto, sua abordagem visa promover culturas que valorizam a aprendizagem e a diversidade, buscando a inclusão em todos os níveis.
Sob a liderança de Roberta Gatte, profissional com vasta experiência na área de Recursos Humanos, Cultura Organizacional e Formação de Líderes e Equipes, a consultoria reúne uma rede qualificada e multidisciplinar de pessoas comprometidas, com a atuação a partir da escuta empática, em projetos colaborativos alinhados à estratégia de cada negócio.
Gostou de “IA impulsionará RH, mas esbarra na falta de abordagem estratégica”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.
Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!