Mais flexibilidade e autonomia, e menos hierarquia: o que as empresas podem fazer para se adaptar à Geração Z?
De acordo com Wanderley Cintra Jr., psicólogo especializado em comportamento no ambiente de trabalho, saber lidar com essa nova massa é importante para que as empresas mantenham a produtividade em alta
Nascidos entre 1997 e 2012, a Geração Z cresceu em um mundo conectado e digitalizado desde cedo, com experiências e expectativas moldadas por um ambiente de inovações tecnológicas, mudanças rápidas e acesso imediato à informação.
Como acontece de geração em geração, a Z, no ambiente de trabalho, concentra valores distintos das anteriores. “Eles valorizam a flexibilidade no local e horário de trabalho, preferindo modelos híbridos ou remotos em que possam equilibrar melhor suas vidas pessoais e profissionais”, comenta Wanderley Cintra Jr., psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho.
O que as empresas podem fazer para se adaptar à Geração Z?
Saber lidar com essa nova massa de trabalho é importante para que as empresas mantenham a produtividade e os negócios em alta. A seguir, conheça três características de Geração Z no ambiente profissional e como lidar com elas:
Flexibilidade
A Geração Z valoriza a flexibilidade no local e horário de trabalho. Portanto, eles preferem opções de trabalho remoto ou híbrido, permitindo com que equilibrem melhor suas vidas pessoais e profissionais. Aliás, esta flexibilidade é vista como um fator importante para o bem-estar e produtividade.
Assim, para uma empresa que adota um modelo de trabalho tradicional se adaptar à essa realidade, primeiro é importante realizar uma avaliação interna para entender quais funções e departamentos podem utilizar um modelo híbrido ou flexível. “Inicie com programas piloto em determinados departamentos ou equipes. Estabeleça um período de teste com metas para avaliar o sucesso e os desafios do novo modelo”, diz Wanderley Cintra Jr.. E completa: “invista também em ferramentas tecnológicas que suportem o trabalho remoto, como softwares de videoconferência, plataformas de colaboração e sistemas de gerenciamento de projetos”.
Sem hierarquia
A Geração Z prefere ambientes de trabalho colaborativos onde podem interagir e compartilhar ideias com colegas. Então, ela valoriza a comunicação aberta e o trabalho em equipe, preferindo estruturas organizacionais menos hierárquicas.
De acordo com Wanderley Cintra Jr., para se adaptar a essa demanda, uma empresa tradicional deve reorganizar o layout do escritório para incluir áreas comuns e espaços abertos que incentivem a interação e a troca de ideias entre os funcionários. Além disso, é importante reduzir a rigidez hierárquica. “Dê mais autonomia aos funcionários e encoraje a tomada de decisão em níveis mais baixos da organização. Isso pode incluir a formação de comitês interdepartamentais e grupos de trabalho para abordar projetos específicos”, diz.
Mais autonomia
A Geração Z aprecia a autonomia no trabalho e deseja ser responsável por suas próprias tarefas e projetos. Ela gosta de ter liberdade para abordar problemas de maneira criativa e inovadora, sem microgerenciamento.
“Em vez de microgerenciar, adote um sistema de feedback contínuo. Realize reuniões regulares para discutir o progresso, fornecer orientação e ajustar as estratégias conforme necessário, sem supervisionar cada detalhe”, sugere Wanderley Cintra Jr.. Desenvolver uma cultura de confiança mútua, onde os funcionários se sintam seguros para tomar decisões e assumir riscos calculados é outra estratégia. “Isso envolve confiar nos colaboradores para cumprir suas responsabilidades sem uma supervisão constante”.
Sobre Wanderley Cintra Jr
Wanderley Cintra Jr. é psicólogo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina e especializado em comportamento no ambiente de trabalho. Cintra possui mais de 20 anos de experiência em treinamento e desenvolvimento de pessoas, acumulando mais de 55 mil horas de treinamentos ministrados.
Já deu entrevistas para O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, UOL, Exame.com, O Globo, Valor Econômico, dentre outros grandes veículos. Tem propriedade para falar de saúde mental, burnout, empreendedorismo, semana de trabalho com quatro dias, liderança, inteligência emocional, carreira, dentre outros temas.
Ademais informações, acesse https://www.wanderleycintra.com.br/.
Gostou de “Mais flexibilidade e autonomia, e menos hierarquia”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.
Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!