Mais Mulheres na TI oferece 1.000 bolsas de estudos

Imagem gerada no ChatGPT

Explore esse universo e dê seus primeiros passos na tecnologia! 1.000 bolsas de estudos no Mais Mulheres na TI

Estão abertas, entre os dias 10/04 e 18/05, as inscrições para mulheres que queiram dar os primeiros passos no universo da programação. Serão disponibilizadas 1.000 bolsas gratuitas para o curso “FrontEnd: minha primeira página web”, oferecido pela escola PrograMaria. Aliás, as aulas começam em 29 de maio e seguem até 28 de junho.

Essa iniciativa integra o programa “Mais Mulheres na TI”, uma conquista obtida na última negociação da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria bancária. Assim, a proposta visa ampliar a presença feminina na tecnologia, setor com grande crescimento dentro do sistema financeiro.

Anúncios

Bolsas de Estudos

“Nesta reivindicação, conseguimos o compromisso dos bancos custearem 3.100 bolsas de estudos para que mulheres sejam capacitadas em tecnologia da informação (TI), área que mais cresce no sistema financeiro”, explica a secretária da Mulher da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), Fernanda Lopes. “Com o destaque que nenhuma precisa ter conhecimento prévio em TI para acessar essa oportunidade”, completou.

O curso foi estruturado para acolher principalmente mulheres negras, com deficiência, mães e pessoas trans, conforme aponta Neiva Ribeiro, coordenadora do Comando Nacional dos Bancários. “Por isso incentivamos que todos e todas compartilhem essa notícia nos seus espaços de convivência e não percam esta oportunidade de se qualificar ou indicar o curso para alguma outra mulher. Vamos juntas nesta luta pela igualdade de oportunidades no banco e em toda a sociedade”, concluiu.

Anúncios

Conteúdos

O curso “FrontEnd: minha primeira página web”, voltado exclusivamente para mulheres, foi desenvolvido para quem está começando a aprender programação. Então, com um material didático pensado para iniciantes, a escola PrograMaria garante que não é necessário nenhum conhecimento prévio para acompanhar as aulas e construir seu primeiro projeto web.

  • O conteúdo começa com Conceitos Iniciais em HTML, linguagem responsável por estruturar páginas na internet. Nesta etapa, as participantes aprendem a criar cabeçalhos, parágrafos, menus, imagens e links, entendendo o HTML como o “esqueleto” de um site.
  • Na sequência, o curso apresenta os Conceitos Iniciais em CSS, que permitem estilizar os elementos criados. Assim, as alunas descobrem como modificar fontes, tamanhos, cores e margens, tornando a página mais atrativa visualmente e organizada.
  • Já com estrutura e estilo definidos, o passo seguinte é aprender a interatividade com os Conceitos Iniciais em JavaScript. O foco é mostrar como ações simples, como cliques em botões, podem gerar respostas na página, usando funções básicas da linguagem.
  • Para entender como essas ações funcionam, se exploram também os Conceitos de Lógica de Programação. As participantes passam a compreender comandos como o “Se” (If), que define condições para o funcionamento correto das interações na página.
  • E, para encerrar a jornada, o curso traz Dicas de carreira, que incluem sugestões de conteúdos para seguir estudando e relatos de quem já trabalha com Front-End. Assim, além de aprender a programar, as participantes também encontram caminhos para continuar crescendo na área.

Como se inscrever? Confira os detalhes e sobre o formulário nesta página, clique aqui.

Related Post
Anúncios

Mais Mulheres na TI

A iniciativa faz parte da segunda etapa do programa “Mais Mulheres na TI”, que integra o compromisso firmado entre os bancos e a categoria bancária na Convenção Coletiva de Trabalho atualizada em 2024. Nesta nova fase, duas instituições foram contratadas para oferecer as bolsas: a PrograMaria, com 3.000 oportunidades, e a Laboratória, responsável por outras 100.

Na primeira rodada de seleção, realizada em março, a resposta do público superou as previsões. A Laboratória recebeu 4.756 inscrições e, diante da forte concorrência, convocou 118 candidatas, ultrapassando o número inicialmente previsto. Já a PrograMaria relatou que o número de inscritas para as 1.000 vagas disponíveis foi 295% maior do que o esperado.

“Essa procura muito elevada mostra que existe uma demanda reprimida entre as mulheres que querem, sim, aprender e atuar na área da tecnologia. E que o movimento sindical bancário está no rumo correto nas reivindicações da mesa de negociação permanente Igualdade de Oportunidades, que temos com os bancos. Lembrando que o ‘Mais Mulheres na TI’ não tem como objetivo somente preparar mulheres em tecnologia para os bancos, mas para todo o mercado de trabalho, e isso porque é um compromisso do que chamamos de ‘sindicato cidadão’: não adianta mudar internamente, somente o setor bancário, e não mudar o restante da sociedade”, concluiu.

Anúncios

Gostou de “Mais Mulheres na TI oferece 1.000 bolsas de estudos”? Compartilhe!

Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.

Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!

Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Leia Mais