Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs e porta-voz do Pandapé, explica o impacto da IA generativa no RH está se tornando cada vez mais estratégico com o uso da tecnologia
Capaz de criar conteúdos, simular conversas, gerar imagens e até compor música, a inteligência artificial generativa está movimentando a vida cotidiana e as operações empresariais como não se via a tempos com outra inovação. De acordo com um estudo da TCS, 54% dos executivos globais esperam que essa tecnologia impacte mais ou igual a internet. Enquanto 59% acreditam que ela será maior do que os smartphones. Um nicho específico onde a IA está se tornando cada vez mais estratégica é o de recursos humanos, moldando ativamente o futuro das organizações.
De acordo com Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs e porta-voz do Pandapé, historicamente, o RH desempenhava um papel principalmente operacional. Então, focado em tarefas administrativas como recrutamento, folha de pagamento e gestão de benefícios. No entanto, há tempos, este cenário não é mais o mesmo. “No passado, o RH era visto como uma função de suporte, essencial para manter a empresa funcionando, mas não necessariamente como uma fonte de vantagem competitiva. As atividades diárias envolviam muito trabalho manual, desde a triagem de currículos até a administração de registros de funcionários”, explica.
HRMS
Com a chegada das tecnologias de automação nas décadas de 80 e 90, algumas dessas tarefas começaram a ser simplificadas. Porém, o verdadeiro salto ocorreu com a integração de sistemas de gestão de RH (HRMS) e softwares de ERP no início dos anos 2000. Assim, esses recursos trouxeram maior eficiência e precisão, permitindo que os profissionais passassem menos tempo em atividades repetitivas e mais tempo em funções analíticas. No entanto, o potencial transformador só começou a se concretizar recentemente, com o advento da inteligência artificial.
“A IA generativa representa a próxima fronteira na transformação do RH. Ao contrário de inovações anteriores que se limitavam à automação de tarefas repetitivas, essa tecnologia possui a capacidade de criar novos conteúdos e insights, oferecendo soluções inovadoras para desafios complexos. No contexto do RH, isso se traduz em uma série de aplicações práticas que estão revolucionando a forma como as empresas atraem, gerenciam e desenvolvem seus talentos”, explica Hosana Azevedo.
Mas como a IA generativa impacta o setor na prática? Abaixo, a especialista destaca quatro áreas principais transformadas por essa tecnologia:
Recrutamento e Seleção
A inteligência artificial pode analisar grandes volumes de dados para identificar os candidatos mais promissores, não apenas com base em qualificações técnicas, mas também em compatibilidade cultural e potencial de crescimento. Além disso, pode criar descrições de vagas otimizadas e personalizadas para atrair os perfis desejados.
Desenvolvimento de Talentos
Com a capacidade de personalizar programas de treinamento e desenvolvimento, a tecnologia ajuda a identificar as necessidades individuais de aprendizado dos funcionários, oferecendo planos de carreira customizados e recursos educacionais específicos.
Engajamento e Retenção
Analisando dados de feedback de funcionários, a IA pode gerar insights sobre o clima organizacional e sugerir intervenções para melhorar o engajamento e a satisfação no trabalho. Isso inclui a criação de programas de bem-estar e iniciativas de diversidade e inclusão mais eficazes.
Planejamento de Workforce
O recurso também auxilia no planejamento estratégico da força de trabalho, prevendo tendências de turnover, identificando lacunas de habilidades futuras e sugerindo estratégias de recrutamento proativas para atender às necessidades de longo prazo da organização.
“A evolução do RH de uma função operacional para um papel estratégico é um reflexo direto do impacto das novas tecnologias. A IA generativa, em particular, está redefinindo os limites do que é possível, permitindo que os profissionais de RH não apenas respondam às necessidades atuais, mas também antecipem e moldem o futuro das suas organizações. À medida que continuamos a explorar e integrar esses recursos, o potencial para criar ambientes de trabalho mais eficientes, inclusivos e dinâmicos se torna cada vez mais palpável”, finaliza Hosana Azevedo.
Sobre o Pandapé
O Pandapé, software de RH desenvolvido pelo Infojobs, destaca-se como a solução mais completa do mercado. Organizando e agilizando todos os processos, desde a atração e recrutamento até a admissão digital e gestão de talentos, o Pandapé ATS proporciona centralização e humanização ao recrutamento. Já o Pandapé HCM melhora a gestão e fidelização de talentos, automatizando processos burocráticos e aprimorando a experiência do colaborador. Com ferramentas avançadas, o Pandapé é uma tecnologia inovadora para as exigências complexas do setor de Recursos Humanos.
Gostou de “O impacto da IA generativa no RH”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.
Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!