A persistência está intimamente relacionada com o próprio desenvolvimento pessoal e a superação.
Se tem algo que toda e qualquer empresa busca são profissionais diferenciados. Aqueles que entregam seus resultados e conseguem assumir o máximo de tarefas, em variadas disciplinas. É o que chamamos de “talento”, ou seja, aquele que se destaca em meio a muitos outros colaboradores. Especialmente no momento em que as organizações buscam obter mais resultado, com uma equipe menor, maior aplicação de tecnologia e um ambiente diverso, com pessoas de perfis variados. Se adaptar aos diversos contextos é fundamental e, por isso, não basta apenas ter talento no que se faz. É preciso perseverança.
“Perseverança é a atitude dos profissionais de sucesso. A palavra vem do latim perseverantia, que é o mesmo que determinação persistente. Quem tem perseverança, tem constância e aplica esse conceito tanto na sua vida pessoal, quanto na profissional para alcançar seus sonhos, metas e objetivos”, destaca o CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, David Braga.
Perseverança
A palavra no grego se escreve proskartereo, que significa “dar continuidade a uma ação após intenso esforço”. Para ilustrar, David Braga lembra da famosa frase do esportista Usain Bolt: “Eu treinei 4 anos para correr 9 segundos. Tem gente que não vê resultados em dois meses e desiste”.
A perseverança usualmente está conectada à determinação. “É estar firme e constante em um propósito. Sendo assim, perseverar não é apenas persistir. É ser coerente com seu projeto de vida. Por isso é tão importante o profissional buscar o seu autoconhecimento, para conhecer quais são suas competências e habilidades e em que ainda precisa melhorar”, comenta Braga.
Ao longo da trajetória profissional, as pessoas se depararam com adversidades, colaboradores complexos e problemas no dia a dia. Tudo isso traz maior maturidade emocional. Por isso, antes de desistir no primeiro desafio, pense quais aprendizados pode obter perseverando. Braga reforça que o profissional só irá melhorar se fracassar, quando for capaz de aprender com essas experiências e avançar com persistência e determinação suficientes.
“Construir uma carreira bem-sucedida, depende primeiramente de você; por isso ter protagonismo e assumir o controle de sua vida é de vital importância”, finaliza o CEO.
David Braga
É CEO, board advisor e headhunter da Prime Talent, empresa de busca e seleção de executivos, presente em 30 países pela Agilium Group; É Conselheiro de Administração e Professor convidado pela Fundação Dom Cabral e Conselheiro da ABRH MG, ACMinas e ChildFund Brasil. Instagrams: @davidbraga | @prime.talent
Então, gostou de “Só talento não é suficiente – é preciso perseverança”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalhe, acompanhe no LinkedIn.