Fabiano E.

Sucesso profissional: Afinal, o que é?

Afinal, o que é ter sucesso profissional? Ana Paula Prado CEO do Infojobs/Divulgação

Sucesso profissional: Afinal, o que é? Artigo de Ana Paula Prado, CEO do Infojobs

O conceito de sucesso profissional sofreu transformações ao longo dos anos. Isso porque, durante muito tempo, a ideia de êxito estava intrinsecamente ligada a salários elevados, ascensão na carreira e reconhecimento público. Em uma era onde a sociedade passa por mudanças constantes, esses ideais tradicionais têm sido colocados em prova. Não se trata apenas de escalar os degraus corporativos ou acumular bens, mas sim de encontrar uma harmonia entre as realizações do trabalho e da pessoa, ser feliz é o objetivo, além de ser subjetivo! 

E isso é revelado também em pesquisas, segundo um levantamento divulgado pelo Pandapé, software de RH do Infojobs, o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional foi apontado por 21,7% dos participantes como uma das medidas que contribuem para a felicidade no ambiente corporativo, seguido de remuneração justa (21.6%), bom clima organizacional (17,54%) e o oferecimento de planos de carreira (16,36%).

É possível notar que muitas pessoas estão percebendo que sacrifícios pessoais em busca do sucesso profissional pode levar a uma sensação de vazio e insatisfação. A gestão eficiente do tempo e a priorização de valores individuais são elementos essenciais para uma carreira bem-sucedida e uma vida plena. Aqui, podemos discutir também sobre o modelo de trabalho. Segundo um estudo do Infojobs, 64,4% dos profissionais entrevistados experimentaram uma deterioração na qualidade de vida com o retorno das atividades presenciais. Isso evidencia a necessidade de ambientes que proporcionem flexibilidade para o colaborador. 

Anúncios

Escolhas Profissionais

Além disso, estar verdadeiramente feliz com a profissão escolhida e a empresa pode ser mais valioso do que qualquer título ou posição. Isso implica em encontrar um propósito no que fazemos, sentindo que contribuímos de maneira significativa para a sociedade e para nós mesmos, assim, se torna mais simples nutrir relações saudáveis que vão contribuir para o próprio aprendizado e evolução, o que também vai de encontro com um trabalho que esteja alinhado aos seus valores pessoais.

Outro aspecto fundamental é a construção de relacionamentos sólidos e saudáveis no ambiente de trabalho. A capacidade de colaborar, comunicar-se efetivamente e liderar com empatia são habilidades que não apenas promovem um ambiente de trabalho positivo, mas também contribuem para o crescimento individual.

Vale lembrar que o reconhecimento financeiro e profissional ainda desempenham papéis importantes na busca pelo sucesso, mas estão longe de serem os únicos fatores determinantes. O êxito corporativo é uma jornada pessoal e subjetiva. Cada indivíduo tem suas próprias metas, valores e definições de triunfo. Pode ser a conquista de metas ambiciosas, a contribuição para a sociedade, o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, o modelo de trabalho ou até a combinação de todos esses elementos.

Neste sentido, o compromisso consigo é a principal vertente que guiará as pessoas na busca pela tão almejada felicidade. Aliás, estando ligado com as realizações pessoais e profissionais. Ele é necessário para aqueles que desejam se destacar em uma empresa, empreender ou até mesmo continuar em um trabalho dando o seu melhor apesar de estar pensando em uma transição ou meta diferente.

Anúncios

Felicidade

Além disso, a felicidade profissional é um estado dinâmico, que varia e é subjetiva. O que pode ajudar é ter uma rotina de tempo em tempo para medir essa satisfação. Assim, se questionando verdadeiramente sobre o seu momento e entendendo quais movimentos são necessários e possíveis para melhorar esse estado.

Related Post

A felicidade muitas vezes não é viver em um mundo que não existe – ou um mundo de Alice como dizem – mas ver graça no movimento e aproveitar cada momento como um aprendizado e uma construção.

Portanto, ao refletir sobre o que é ter sucesso, é fundamental que os próprios profissionais e RHs considerem não apenas os aspectos externos, como posição e remuneração, mas também os elementos internos, como satisfação pessoal, aprendizado contínuo, relacionamentos saudáveis e equilíbrio de vida, ou seja, colocando a devida importância nos tópicos voltados para o engajamento. Para além das aparências, é preciso encontrar raízes profundas na realização pessoal e na contribuição significativa para o mundo ao nosso redor.

Sobre a autora

Ana Paula Prado, CEO do Infojobs, possui mais de 21 anos de experiência nos mercados de tecnologia e RH.

Sobre o Infojobs

Com mais de 54 milhões de perfis cadastrados e 35 milhões de visitas ao mês, o Infojobs é a HR Tech líder no Brasil e há 19 anos desenvolve soluções de tecnologia para o RH das empresas. Além da plataforma de oportunidades profissionais com cadastro de currículos gratuitos e busca de talentos, a empresa oferece soluções integradas com o Pandapé, software de RH que organiza e agiliza a gestão completa dos processos de recursos humanos (da atração ao recrutamento, admissão digital, e gestão de talentos), com ferramentas de tecnologia avançadas e completas.

De acordo com a pesquisa Kantar Ibope, o Infojobs foi a marca mais lembrada pelos candidatos em 2022 e 2023. E, de acordo com o Grupo Top RH foi reconhecida nos últimos quatro  anos como a empresa Top of Mind de RH. Sendo parte do Grupo Redarbor, o maior grupo de empregos na América Latina e terceiro maior do mundo, o Infojobs possui atualmente mais de 35 mil empresas que confiam em seus serviços, como Grupo Carrefour, Grupo Souza Lima, Vigor e Sodexo.

Anúncios

Gostou de “Sucesso profissional: Afinal, o que é?”? Compartilhe!

Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalhe, acompanhe no LinkedIn.

Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!

Este site possui cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com a utilização.

Leia Mais