A Tecnologia e estratégia facilitam contratação e fechamento de vagas em pequenas e médias indústrias
Com recursos frequentemente limitados e a necessidade de encontrar talentos qualificados, as pequenas e médias indústrias precisam adaptar suas abordagens para se manterem competitivas e eficientes. Portanto, enfrentar os desafios do recrutamento e seleção exige estratégias específicas, que vão além das práticas convencionais.
Um estudo realizado pelo Sebrae aponta que, em 2022, pequenas e médias indústrias registraram um crescimento de 2,4% no número de empregos gerados.
De acordo com Alisson Souza, CEO e fundador da abler, startup que tem o propósito de gerar empregabilidade, oferecendo soluções de alto custo-benefício para PMEs e Consultorias de RH, pequenas e médias indústrias enfrentam um conjunto único de desafios no recrutamento e seleção. “A alta demanda por profissionais especializados e a concorrência com grandes empresas, muitas vezes, coloca essas organizações em desvantagem. Além disso, a rotatividade de funcionários pode ser particularmente problemática para empresas com menos recursos, dificultando a manutenção de um quadro de colaboradores estável e qualificado”, revela.
Tecnologia e estratégia a serviço da otimização de processos
O especialista acredita que essas companhias podem se beneficiar significativamente do uso de tecnologias avançadas no recrutamento. “Plataformas e softwares especializados em gestão de talentos facilitam a triagem de candidatos, automatizando tarefas que, normalmente, iriam consumir tempo e recursos. Ferramentas de inteligência artificial podem ajudar a identificar os melhores candidatos com base em critérios predefinidos, enquanto sistemas de rastreamento organizam e simplificam o processo de seleção”, pontua.
Sendo assim, as pequenas e médias indústrias devem aprimorar suas técnicas de seleção para garantir que estão escolhendo os melhores candidatos. Isso pode incluir a realização de entrevistas estruturadas e testes de habilidades específicas. “Além disso, é essencial estabelecer critérios claros de recrutamento para garantir que as contratações atendam às necessidades operacionais da empresa. Uma seleção mais rigorosa pode minimizar os riscos de alta rotatividade, assegurando um alinhamento adequado entre as expectativas da empresa e as capacidades dos novos colaboradores”, declara.
Retendo talentos
Dessa forma, para Alisson, uma das estratégias mais eficazes na retenção de bons profissionais é investir em programas de desenvolvimento e treinamento contínuo. “Isso melhora as habilidades dos funcionários, aumentando sua satisfação e engajamento no trabalho. Oferecer um ambiente onde os colaboradores se sintam valorizados e reconhecidos é vital para reduzir a rotatividade”, relata.
A manutenção de um banco de talentos atualizado também é um diferencial competitivo para as PMEs. “Ter um pool de candidatos qualificados prontos para serem contatados em caso de necessidade permite uma resposta rápida às demandas de contratação, reduzindo o tempo de preenchimento de vagas e garantindo que a empresa sempre tenha acesso a um grupo de talentos em potencial. Essa é uma prática estratégica, que facilita o recrutamento ágil e eficiente”, afirma.
Então, o especialista acredita que superar os desafios do recrutamento e seleção em pequenas e médias indústrias requer uma abordagem estratégica e adaptável. “Se adequando a essas práticas, as PMIs podem atrair, selecionar e manter os talentos necessários para uma maior competitividade no mercado a longo prazo”, finaliza o CEO da abler.
Sobre a abler
Por quase dez anos, os fundadores atuaram no setor de recursos humanos. Essa bagagem trouxe experiências, vivências e principalmente, um olhar tecnológico sobre as dores do setor. No ano de 2016, a inconformidade com as necessidades da área de RH os impulsionou a iniciar a criação da abler, desenhando um software de recrutamento e seleção olhando para as maiores dores da área. Nestes seis anos, a abler já conquistou mais de 2 mil profissionais de RH, que utilizam a solução para otimizar o seu Recrutamento e Seleção por todo o Brasil e mais de 110 mil vagas já foram fechadas através da plataforma, resultando em um tempo médio de 15 dias para o fechamento de vagas. Hoje, o software disponibiliza um banco de talentos mais completo, sendo mais de 7 milhões de profissionais cadastrados. Para mais informações, acesse o site.
Sobre Alisson Souza
Trabalha há 15 anos no mercado de Tecnologia, sendo os oito últimos no mercado de Recrutamento e Seleção, onde foi Gestor de Tecnologia da Informação em uma das maiores consultorias de Recrutamento e Seleção do Brasil. Pós-graduado em Startups e Future Management pela HSM University, é apaixonado por inovação, negócios digitais e R&S. No final de 2017 co-fundou a abler, plataforma para Recrutamento e Seleção (SaaS – ATS) 100% focada no aumento de produtividade e consequentemente na redução do tempo de fechamento das vagas. Neste negócio já auxiliou mais de 300 clientes a fechar 110 mil vagas na média, em 15 dias.
Gostou de “Tecnologia e estratégia facilitam contratação em PMEs”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.
Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!