Vergonha ao falar em inglês? Dados da Save Me Teacher revelam que 40% dos profissionais possuem, quando do uso no trabalho
Dia 01 de maio é comemorado o Dia do Trabalho no Brasil. A data é celebrada desde 1924 e é um marco desde então. Com tantas mudanças e inovações no mercado corporativo, muitas habilidades passaram a fazer diferença no ambiente de trabalho, como ter no currículo o inglês. Com isso, a Save Me Teacher, plataforma que oferece cursos de inglês voltados para o trabalho, divulga dados inéditos que revelam que 40% dos profissionais têm dificuldade em aprender inglês por vergonha de cometer erros ao falarem o idioma.
Além disso, a análise dos dados da plataforma também mostra que 38% dos trabalhadores que buscam por Business English já estudaram inglês por mais de cinco anos anteriormente. “Isso vem ao encontro do que eu sempre digo, estudantes dos cursos ‘tradicionais’ de inglês não necessariamente saberão usar ou diferenciar o vocabulário para os negócios. Por isso, o foco tem que ser a maior remuneração por meio da habilidade de falar o inglês e se comunicar de forma clara e objetiva” comenta Carla D’Elia, fundadora da Save Me Teacher, especialista em Business English e LinkedIn Top Voice.
Vergonha ao falar em inglês
Outro dado que chama atenção é que 39,6% dos profissionais que querem o inglês para o trabalho possuem entre 35 e 44 anos. Ou seja, millenials reconhecem a importância da atualização do aprendizado, inclusive no que tange o inglês, mesmo que já tenham grande experiência no mercado de trabalho. Isso, porque a tecnologia e o crescimento de multinacionais têm facilitado o contato com outros países. A informação também está atrelada ao fato de 78% dos entrevistados terem dito que já participaram de reuniões em inglês. Além disso, 68% afirmam que trabalham em ambientes que contém profissionais que dominam a outra língua.
Quando o assunto é educação, mais de 47% dos estudantes de Business English contaram que possuem pós-graduação e grande parte das áreas de atuação estão ligadas à tecnologia, como programação, Supply Chain Planning, Engenharia de Software, TI e Ux Design.
“Eu sempre falo para meus alunos deixarem de buscar pela perfeição, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento no aprendizado. Temos a habilidade de sermos bilingues e aprender diversos idiomas. Por isso, querer falar como um nativo é desnecessário, já que possuímos nossos próprios sotaques e manias. Aprender Business English pode ser transformador para a carreira de muitos profissionais, pois dará confiança e segurança em todos os momentos do dia a dia. Ser um trabalhador no Brasil não é fácil, mas com alguns recursos é possível chegar mais longe”, comenta Carla.
Carla encontra-se disponível para falar sobre o tema e abordar todos os pontos da pesquisa da Save Me Teacher. Inclusive sobre a profissão que está na frente na busca por aprender o inglês para o trabalho.
Carla D’Elia – Fundadora da Save Me Teacher
Carla D’Elia, especialista em Business English e Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de São Paulo (USP), é fundadora da Save Me Teacher e da Expresse Idiomas. A executiva também é professora de inglês há mais de 20 anos e responsável por ajudar mais de 7 mil alunos no aprendizado com a língua estrangeria. Além disso, já deu aulas para executivos de empresas como Twitter, CCEE, Bradesco, Facebook e Google. Em sua pesquisa de mestrado, Carla se dedicou ao uso do inglês nos meios corporativo e profissional. Ao longo de sua carreira, lecionou inglês por quase dois anos na Yazigi Internexus, atuou como coordenadora pedagógica e professora de inglês na CCAA por dois anos, e ministrou inglês empresarial na LinnGuagem Escola Boutique.
Hoje, tem por seu maior objetivo desmistificar a crença sobre o inglês no trabalho e desenvolver a confiança e independência linguística para que os profissionais brasileiros impulsionem suas carreiras e conquistem o mercado global. Carla também é criadora de conteúdo educacional no Instagram, Youtube e Linkedin Top Voice.
Ademais informações sobre Carla, disponíveis no: https://www.linkedin.com/in/carladelia/
Gostou de “Vergonha ao falar em inglês? 40% dos profissionais possuem…”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalhe, acompanhe no LinkedIn.