Agosto Lilás: ABRH-SP e movimento LIFE impulsionam debate sobre violência contra a mulher no ambiente de trabalho
O mês de agosto é marcado pela campanha Agosto Lilás, uma iniciativa do governo federal destinada a conscientizar e combater a violência contra a mulher. Então, este movimento transforma o mês em um período de reflexão e ação na sociedade, incentivando especialmente as corporações a se envolverem nessa causa.
A ABRH-SP, por meio do movimento LIFE, tem sido um catalisador para discussões profundas e transformadoras sobre a liderança feminina e a proteção contra a violência doméstica.
Violência e Assédio no ambiente de trabalho
A violência contra a mulher é um problema que afeta milhões de mulheres ao redor do mundo, e as empresas têm um papel crucial na criação de um ambiente seguro e de apoio para suas colaboradoras. Portanto, políticas e programas implementados por empresas são fundamentais na prevenção e no suporte às vítimas.
Casos de violência e assédio têm sido cada vez mais denunciados, graças à maior conscientização e apoio às vítimas. Um exemplo que chocou o mundo foi o caso de Larry Nassar, ex-médico da equipe de ginástica dos Estados Unidos, que foi condenado por abusar sexualmente de várias atletas por anos.
Segundo o relatório “Safe at Work? Global Experiences of Violence and Harassment“, lançado pela Lloyd’s Register Foundation e com entrevistas realizadas pela Gallup, entre aqueles que já trabalharam em algum momento de suas vidas, uma em cada cinco pessoas relatou ter experimentado alguma forma de violência e assédio no trabalho (20,9%). Dentre os que relataram experiências de violência e assédio, mais da metade passou por isso mais de uma vez (58,5%).
Luiz Eduardo Drouet, Presidente da Diretoria Executiva da ABRH-SP, reforça a importância de um posicionamento nas organizações. “Precisamos criar uma cultura de acolhimento e apoio. Denunciar é um passo crucial para que a vítima possa sair de um ambiente tóxico e violento”, afirma.
Movimento LIFE
O movimento LIFE da ABRH-SP tem desempenhado um papel vital na promoção da liderança feminina e na conscientização sobre a violência contra a mulher. Assim, através de eventos, workshops e campanhas, o LIFE busca empoderar as mulheres e fomentar um ambiente de trabalho seguro e igualitário.
Claudia Meirelles, Integrante do Comitê Estratégico da Diretoria da ABRH-SP, destaca a importância contínua de influenciar a sociedade positivamente: “Nossa missão é continuar influenciando a sociedade para garantir que todas as mulheres possam viver com plenitude e sem medo”.
A campanha Agosto Lilás é uma oportunidade para todas as organizações se unirem na luta contra a violência de gênero, promovendo um ambiente de trabalho seguro e acolhedor para todas as mulheres.
Sobre a ABRH-SP
A Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional São Paulo (ABRH-SP) é uma instituição sem fins lucrativos que se destaca como a principal referência em gestão de pessoas no Brasil. Fundada há mais de 55 anos, reúne a expertise de profissionais e empresas que buscam excelência na área.
Com mais de 3 mil associados e realizando mais de 100 eventos ao ano, a ABRH-SP possui um corpo diretivo e consultivo formado por especialistas renomados, impulsiona a inovação e acompanha de perto as últimas tendências em Recursos Humanos.
Está presente não apenas na capital paulista, mas também em mais 8 regionais do estado de São Paulo, representando uma ampla diversidade de profissionais e sendo um ponto de referência para o desenvolvimento do setor em todo o país.
Ademais informações, acesse https://abrhsp.org.br.
Gostou de “Violência contra a mulher no trabalho: ABRH-SP e LIFE debatem”? Compartilhe!
Aliás, fique ligado em todas as novidades sobre Empregos e o Mercado de Trabalho, acompanhe no LinkedIn.
Acompanhe novas Oportunidades no Whatsapp!
Então, não fique de fora, aproveite já as promoções especiais! Portanto, são roupas, eletrônicos, vinhos, brinquedos e muito mais! Aliás, clique aqui e confira tudo!